sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Estima

Me pergunto o que é estima...
Sei o que é estimar alguém, tenho pessoas a quem estimar. Mas estava me perguntando: o que seria auto-estima?
Em psicologia, auto-estima inclui a avaliação subjectiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.(wikipédia)
Depois de ler essa descrição eu fiquei me perguntando se algum ser humano tem realmente auto estima. Sim, porquê pelo que entendi você tem que ter, mesmo subjetivamente, uma opinião sobre você mesmo. Mas eu me conheço e sei que essa opinião nunca é a mesma do dia anterior.Logo cheguei a conclusão que a auto-estima é momentânea e que a coisa mais normal do mundo é não ter uma auto-estima definida.
Qual o porque de todo esse papo? Sabe aqueles dias que se sente que o mundo não sentiria sua ausência? Que pode-se contar nos dedos a quantidade de pessoas que se importam realmente com a sua vida? Pois é, acho que estou passando por isso há um tempo já. Não é um tipo de depressão, nem pretendo me matar, é só a danada da avaliação subjetiva negativa que resolvi fazer de mim mesmo fazendo com que eu não me ache bom o bastante nem pra ter os amigos que tenho!
Não ouço elogios, não tiro boas notas, não tenho um bom emprego, não sou eloqüente com as palavras, muito menos tenho um talento nato para alguma coisa. Apenas sou normal, o que deixei de achar ser suficiente. Não me acho uma pessoa agradável, muito menos me acho bom o bastante pra pessoa de quem eu gosto. Com certeza existe gente muito pior do que eu se achando melhor e gente muito melhor se achando pior, mas eu estou sendo egoista e me importando só comigo mesmo.
Realmente não sei se alguém vai parar para ler isso aqui, até por ser um texto bem comum em blogs, mas sei que se a gente se importa com alguém, elogiar é sempre bom e quando o elogio sai da boca de alguém que amamos então com certeza melhora a nossa estima por nós mesmos!

Um comentário:

Debbie disse...

a graça de mostrar ao mundo o que realmente sente é pra poucos, acho vc sensivel e muito cheio de amor pra dar, e espero que continue se expressando sempre assim.
Ame sem medo de amar