terça-feira, 7 de outubro de 2008

Temos escolha?

Hoje aconteceu uma coisa interessante aqui em casa: vi meus primos brigando por causa de um erro da minha tia. Sei que devo estar parecendo um monstro pra quem está lendo mas o interessante está no fato de eles lembrarem exatamente a minha tia quando fizeram isso. A partir daí comecei a me perguntar se obrigatoriamente eles tem que parecer com a mãe deles? Será que nisso não temos escolha? Será que nossa personalidade é definida pelo simples fato de sermos filhos de nossos pais?

Não consigo realmente acreditar que temos nosso jeito de ser definidos simplesmente pelas pessoas que nos criam. Acredito que temos escolhas em tudo o que fazemos na vida e a pessoa que somos não pode ser diferente. Não é possível que os defeitos de alguém sejam obrigatoriamente passados de geração em geração, nós temos a escolha de não sermos esponjas burras e podermos absorver só o que nos interessa, pelo menos depois de uma certa idade.

Isso me pôs a pensar também se a pessoa que sou hoje foi uma escolha minha...Fico assustado de pensar que talvez eu não tenha controle sobre a personalidade que tenho e que todos os meus defeitos e/ou qualidades são apenas uma extensão das pessoas que conheci e com quem convivi. Será que eu não posso ser a pessoa que tanto sonhei ser quando era pequeno? Será que eu nunca vou conseguir ser tão bom quanto eu esperava? Será que não vou conseguir ser tão bom nem quanto as lembranças dos meus pais?

Chego a conclusão que em parte esse pensamento é verdadeiro mas que sim, eu tenho uma grande parte da escolha. O mundo está cheio de pessoas que resolveram ser simples espelhos de quem os criaram mas também está cheio de gente que resolveu ser exceção e por essa vontade fez a diferença. Resta saber se herdei essa força de vontade da minha família!

Nenhum comentário: